Tomar café e ter vontade de ir no banheiro, muitas vezes quase imediata é relativamente comum. Existem pessoas que são muito sensíveis ao café, enquanto outras nem tanto, quando falamos especificamente de motilidade/trânsito intestinal. Mas afinal é o café ou a cafeína quem causa isso? Será que é possível evitar isso com um café descafeinado?

Rao et al. mostrou que o café aumenta a atividade motora retossigmóide 4 minutos após a ingestão em algumas pessoas. Isso também foi visto com o café descafeinado, em um proporção um pouco menor. Outra curiosidade interessante nesse estudo foram que seus efeitos sobre a motilidade colônica são comparáveis aos de uma refeição de 1000 Kcal.

Apesar do café como o próprio nome já diz, ser uma bebida rica em cafeína, ele também possui muitos outros compostos como os ácidos clorogênicos e N-alcanoil-5-hidroxitriptamidas e ambos possuem ações independentes da cafeína.

Logo se você é um dos que sofre com essa sensibilidade ao café, uma das alternativas para amenizar caso sinta-se desconfortável, é optar pela cafeína em capsulas, que ainda vai ter um certo estimulo como mencionado, no entanto menor.

E ai você sabia disso, sabia desses mecanismos?

Texto elaborado com Gustavo Stocker.